quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Curso Nacional de Animadores ACR - "Sempre +"

Curso Nacional de Animadores - ACR

Albergaria-a-Velha, 12 e 13 de janeiro de 2013

COMUNICADO

A ACR realizou o Curso Nacional de Animadores na Casa Diocesana de N. Sr.ª do Socorro, em Albergaria-a-Velha, nos dias 12 e 13 de janeiro de 2013, com o tema Sempre +.
Participaram cerca de 80 Militantes e Simpatizantes, das várias dioceses onde o movimento está implantado, sendo este momento um importante apoio ao trabalho dos animadores e futuros animadores das equipas e grupos de ação.

O Curso iniciou com um momento de oração, centrado naquela que é a missão desta atividade, formar os animadores de grupos. Salientou-se que «é fundamental caminhar em conjunto», em grupo, pois juntos é mais fácil persistir.

O trabalho da manhã foi orientado pelo Dr. José Neto, motivador, Mestre em Psicologia Desportiva e Doutor em Ciências do Desporto. Com o tema Como combater a crise… Na força do Otimismo a Chama para o Sucesso!, sensibilizou para a necessidade de sermos otimistas. A crise torna-se necessária para revelar a nossa competência para superar os conflitos. Para alcançar o sucesso, são necessários: motivação, auto-confiança e coesão, refletidas num trabalho árduo.

O segundo momento, orientado pelo Prof. Gastão Veloso, sob o tema Como vivo a Fé?, visou alertar para a necessidade de refletir nos seus conteúdos, superando a dificuldade de transpor a «Fé professada» para a «Fé vivida». Em grupos, os participantes foram desafiados a organizar um esquema de Revisão de Vida sobre os artigos do Credo.

A terminar o Curso, Helena Inês, uma militante que viveu toda a vida em Acção Católica, pronunciou-se sobre Como fazer Revisão de Vida?. Porque a vida é a mais bela aventura, a Revisão de Vida é voltar a ver a vida, à luz de Deus, para a transformar segundo o Seu projeto. Precisamos de «perscrutar os sinais dos tempos e de os interpretar à luz do Evangelho». A vida é o campo de ação específico dos leigos, sendo desafiados a desinstalarse, aterrando na História, para fazer novas todas as coisas.

A crise económica, mas essencialmente a crise de valores, pode ser superada com o otimismo e com a certeza da mensagem de Fé que guia as nossas vidas. O momento de crise é a oportunidade para a ACR assumir a sua missão no meio.

Motivados e mais fortalecidos na Fé, os membros da ACR estão dispostos a caminhar no mundo, com a missão de serem um contributo para Crescer e Recriar o Futuro na Esperança.

Albergaria-a-Velha, 13 de janeiro de 2013
A Direcção Nacional