terça-feira, 22 de março de 2011

Quaresma 2011 - 14º dia de caminhada

Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12.


Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos:
«Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés.
Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem.
Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar.
Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos.
Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas.
Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres’ pelos homens.
Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos.
E, na terra, a ninguém chameis 'Pai’, porque um só é o vosso 'Pai’: aquele que está no Céu.
Nem permitais que vos tratem por 'doutores’, porque um só é o vosso 'Doutor’: Cristo.
O maior de entre vós será o vosso servo.
Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.



Quem é o teu pai? Quem é que te fez? Não falo do teu pai biológico, claro. Falo dos professores que te moldaram. E dos amigos e vizinhos. E das tradições e valores que recebeste. E dos media, dos livros que leste, dos filmes que te comoveram, das canções que te fizeram dançar. Dos encontros e confrontos de amor que te alegram o coração ou te fecharam.
Quem te fez como és hoje? Tanta gente, tantos processos… Mas Jesus traz-te uma novidade perigosa: só um é o teu pai. Só uma fonte conta mesmo para ser feliz: o amor eterno e constante desse Deus a quem Jesus chama Pai.





O teu amor de Pai me liberta,
Me abre horizontes novos.
Já não vivo de coração fechado
Pelo amor que não me deram.
A minha verdade mais profunda está em Ti.



Cântico: DEDICO-TE Ó PAI ESTE POEMA

Dedico-Te ó Pai este poema,
De vida que em ti vive feliz.
Toma este pedaço de argila, Senhor,
Faz dele tua vasilha de amor.

Pela vida que me deste
E celebro no Teu lar:
Mil graças e louvores só para Ti!
Porque sempre eu Te ouço
Constantemente a cantar:
Mil graças e louvores só para ti!

Pelos irmãos e amigos
Que estimulam a subida:
Mil graças e louvores só para Ti!
Pelo espinho da roseira
O botão, a mão amiga:
Mil graças e louvores só para Ti!

Pelo céu que envolve
E desafia a subir:
Mil graças e louvores só para Ti!
Por poder voar mais alto,
Mesmo depois de cair:
Mil graças e louvores só para Ti!


Amanhã seguiremos a Giovana
  http://www.santopapabentoxvi.blogspot.com/

13 comentários:

  1. Um intenso e reflectido texto, os meus parabéns pela escolha. Sigamos caminhando com o Pai, nosso Senhor e Criador.
    Um belíssimo poema, obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo cântico que eu não conhecia.

    Obrigado!

    Canto-o convosco e com todos.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderExcluir
  4. Ai de mim! Senhor, que eu não me tornes nunca uma fariséia. Faz-me incólume a isso, não permitais jamais que eu os imite, que eu seja sempre obediente ao seu pedido: "...observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras..." O poema é extremamente lindo. Parabéns pelo zelo e cuidado a Ele. Bjbj!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto deste texto Bíblico.
    Neste "tempo" em que o mundo carece do valor da humildade, em que se dá mais valor ao ter do que ao ser.
    Neste tempo em que se procura os elogios, os aplausos e os primeiro lugares...Jesus dá-nos a conhecer o que a Seus olhos tem valor.


    "Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."
    ( Rabindranath Tagore )

    Senhor, que o meu caminhar seja firme e com passos de humildade.
    Que eu seja para os outros sinal, onde só a Ti possam exaltar.

    Resto de uma tarde tranquila.

    ResponderExcluir
  6. Olá,


    "...O teu amor de Pai me liberta,
    Me abre horizontes novos.
    Já não vivo de coração fechado
    Pelo amor que não me deram.
    A minha verdade mais profunda está em Ti."


    Belíssima partilha. Belíssimo cântico.

    Obrigada,

    abraços fraternos,

    Gisele

    ResponderExcluir
  7. Linda mensagem, parabéns, que Jesus abençõe e capacite cada vez mais, Jesus manso e humilde fazei meu coração semelhante ao vosso.
    Juntos na caminhada, pois ai de mim se eu não evangelizar.
    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  8. Linda reflexão e um lindo poema.
    Obrigada pela partilha.
    Abraço em cristo
    Que o Espírito Santo nos ilumine!

    ResponderExcluir
  9. Essa passagem é muito linda.
    Que ele seja exaltado, sempre.
    Destaco um parágrafo do poema:
    Pelos irmãos e amigos
    "Que estimulam a subida:
    Mil graças e louvores só para Ti!
    Pelo espinho da roseira
    O botão, a mão amiga:
    Mil graças e louvores só para Ti"!
    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  10. Jesus não vai por meios termos Ele chamava as coisas pelo seu verdadeiro nome, mas nunca deixou ninguém sem o Seu Amor.
    Este texto é maravilhoso nesse sentido e para uma sociedade que em meu entender vive mais no parecer que no ser eu viro-me para mim e penso meu Deus que trabalho grande eu tenho que fazer na minha vida.
    O seu poema é lindo obrigada
    E um grande abraço fraterno
    Utilia

    ResponderExcluir
  11. Amiga,
    Jesus ensina-nos mais uma vez como devemos ser coerentes com as nossas atitudes, com a nossa maneira de estar na vida.
    Como ainda hoje o homem não entendeu a mensagem de Jesus deixando-se vencer pela ambição de querer ser o primeiro em tudo, não olhando a meios para atingir fins.
    Como tudo seria diferente se o Pai estivesse presente no coração de todos nós.
    Agradeço-lhe muito a sua reflexão que nos apresenta de uma forma bem agradável.
    Muito belo o seu poema ao Pai.
    O Cântico de louvor, sublime.
    Bem-haja.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. « quem se exaltar será humilhado , e quem se humilhar será exaltado «..
    muito temos que aprender com esta frase , que por si só nos ensina a ser humildes ..
    obrigada pela partilha ..

    abraço amigo ..

    ResponderExcluir
  13. Mil graças e louvores só para Ti, meu Senhor e Deus. Se todos os dias falássemos isso com fervor, seríamos abençoados abundantemente! Parabés pelo esmerado post!

    ResponderExcluir