sábado, 19 de maio de 2012

Sábado, 19 de Maio


A vida, dom e tarefa
– Um compromisso de sentido e fidelidade


Para reflectir

«Aos educadores, professores, catequistas e teólogos incumbe o dever de pôr em destaque as razões antropológicas que fundamentam e apoiam o respeito de cada vida humana» (EV 82).

«É necessário educar para o valor da vida, a começar das suas próprias raízes. É uma ilusão pensar que se pode construir uma verdadeira cultura da vida humana, se não se ajudam os jovens a compreender e a viver a sexualidade, o amor e a existência inteira no seu significado verdadeiro e na sua íntima correlação. A sexualidade, riqueza da pessoa toda, “manifesta o seu significado íntimo ao levar a pessoa ao dom de si no amor”. A banalização da sexualidade conta-se entre os principais factores que estão na origem do desprezo pela vida nascente: só um amor verdadeiro sabe defender a vida. Não é possível, pois, eximir-nos de oferecer, sobretudo aos adolescentes e aos jovens, uma autêntica educação da sexualidade e do amor, educação essa que requer a formação para a castidade, como virtude que favorece a maturidade da pessoa e a torna capaz de respeitar o significado “esponsal” do corpo» (EV 97).


O que mudaria na sociedade e mesmo no respeito pela vida, se os jovens decidissem viver em castidade até ao matrimónio? E se a fidelidade entre marido e mulher fosse um valor desejado e mais cultivado por todos?

Que factores estarão associados à falta de sentido para a vida, que leva tantos jovens a perderem-se nos caminhos do vazio, do prazer, da droga, da violência e da indiferença face às agressões à vida?


Ajuda-nos, Senhor, a acreditar no verdadeiro amor. Ensina-nos a virtude da castidade, que abre ao respeito pelo próprio corpo, pelo corpo do outro. Ensina-nos a estarmos atentos à beleza e à elegância dos pequenos gestos, expressão de ternura e respeito pela vida, criada para reflectir a tua imagem e a tua ternura.


Ponto de esforço
– A longo do dia, não ceder à tentação do prazer, abster-se de relações amorosas, ou outras seduções, para aprender a dominar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário