segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Emanuel! --- Novena de Natal (Dia 7) - 23 de dezembro



Confiamos à misericórdia de Deus as trevas do nosso pecado, para que possa brilhar em nós "a estrela da manhã" prometida.



Purifica, Senhor, os lábios e o coração daqueles que anunciam a tua Palavra e deste povo cristão que a escuta.
Não permitas, Senhor, que ouçamos a tua Palavra sem a viver, que a conheçamos sem a querer.

O rei Acaz conhece as promessas de Deus feitas a Abraão, Moisés e David, mas um estrangeiro está para apoderar-se do trono e exterminará todos os que pertencem à sua descendência. Acaz fica desesperado porque vê anulada a esperança messiânica: "se todos os descendentes de David devem morrer quem será então o pai do Rei-Messias?". O seu desalento é tão grande que até perde a coragem de pedir a Deus um sinal da sua misericórdia. É neste momento que o profeta confirma as promessas de salvação.

Leitura (Is 8,10-14)
Traçai planos, que serão frustrados; ordenai ameaças, que não serão executadas, pois temos o Emanuel: "Deus-connosco". Assim me falou o Senhor, quando me agarrou com a sua mão para me afastar do caminho deste povo: "Não chameis conspiração ao que este povo chama conspiração; não temais o que ele teme, nem vos assusteis. Só ao Senhor do universo é que deveis chamar santo. Ele é o único que deveis temer e respeitar. Ele será um santuário, mas também a pedra de tropeço, a rocha de precipício para as duas casas de Israel: será laço e cilada para os habitantes de Jerusalém.

(acende-se a sétima das nove velas, junto ao presépio)

A pedra angular reunir-nos-á;
a casa de Deus não vacilará.



Quando sobre a terra chega a hora estabelecida pela sabedoria eterna, numa pequena casa de um insignificante país de Israel, acontece o mais decisivo e importante diálogo que a história recorda. As palavras ditas a Acaz, setecentos anos antes, encontram em Maria a sua confirmação. O Emanuel, ou seja o "Deus-connosco", já não é uma esperança mas uma realidade concreta. O Verbo de Deus faz-se carne e habita entre nós.

Leitura (Lc 1,26-38; Mt 1,22-23)
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: "Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo." Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: "Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim." Maria disse ao anjo: "Como será isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus". Maria disse, então: "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se de junto dela.
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco.






Faz, Senhor, que compreendamos como é fecunda de graças a tua Palavra, como é pequeno o que é terreno, como é grande o que é divino, quanto é incerto o que é temporal, quanto é seguro o que é eterno. Amén.

Façamos maior, dando um salto de fé, o nosso coração para que Jesus faça o seu Natal entre nós e dentro de nós. Rezemos juntos dizendo:
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Tu, Jesus, és o Salvador prometido pelos patriarcas...
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Tu, Jesus, és o Messias anunciado pelos profetas...
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Tu, Jesus, és o esperado de todos os povos...
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Tu, Jesus, és o príncipe da paz...
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Tu, Jesus, és o pulsar dos séculos e a esperança do mundo...
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Tu, Jesus, nascido de uma Virgem, "humilde e a maior de todas as criaturas"...
Vem e vive no nosso meio, Senhor.

Rezamos agora a oração mais escutada por Deus:
Pai-nosso...

Virgem imaculada, Mãe de Deus, cheia de graça! O Emanuel que trouxeste no teu ventre é fruto do teu amor. O teu peito materno alimentou todos os homens. Tu estás acima de todo o louvor e de toda a glória. Salve, Mãe de Deus, alegria dos anjos! Tu superas, pela plenitude da graça, o anúncio dos profetas. O Senhor está contigo. Tu deste à luz o Salvador do mundo. Reza por nós, teus filhos, por Cristo nosso Senhor.
Amén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário