quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Vem libertar-nos! --- Novena de Natal (Dia 2) - 18 de dezembro

Reconhecer os pecados é condição essencial para fazer nascer o anseio e a alegria da liberdade.



Purifica, Senhor, os lábios e o coração daqueles que anunciam a tua Palavra e também daqueles que a escutam.
Não permitas, Senhor, que ouçamos a Tua Palavra sem a viver, que a conheçamos sem desejar pô-la em prática.
A estirpe real da tribo de Judá, vinda de Jessé, é comparada por Isaías, devido às desditas sofridas, a uma árvore cujos ramos foram cortados até ao tronco e que, depois de ter voltado à humilde condição da sua primeira origem, de repente se fortalece. Este novo botão de Jessé, que contém as promessas para o futuro, é o Messias. Assim o profeta anuncia que o Salvador pertencerá à família de David.


Leitura: (Is 11, 1-5.10)

Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e temor do Senhor. Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer; mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca, e os maus com o sopro dos seus lábios. A justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos. Naquele dia, a raiz de Jessé, estandarte dos povos, será procurada pelas nações e será gloriosa a sua morada.


(acende-se a segunda das nove velas, junto ao presépio)
A sabedoria do Pai, iluminará,
dando ao homem a verdade.




O cristão unido a Cristo, possui a liberdade. Voltemos para Jesus a nossa mente e o nosso coração porque Ele podou a árvore do mal pela raiz, salvando-nos do pecado, devolvendo-nos a liberdade de filhos de Deus.


Leitura: (Jo 8, 21-30)
Uma outra vez, Jesus disse-lhes: "Eu vou-me embora: vós haveis de procurar-me, mas morrereis no vosso pecado. Vós não podereis ir para onde Eu vou." Então, os judeus comentavam: "Será que Ele se vai suicidar, dado que está a dizer: 'Vós não podeis ir para onde Eu vou'?" Mas Ele acrescentou: "Vós sois cá de baixo; Eu sou lá de cima! Vós sois deste mundo; Eu não sou deste mundo. Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados." Perguntaram-lhe, então: "Quem és Tu, afinal?" Disse-lhes Jesus: "Absolutamente aquilo que já vos estou a dizer! Tenho muitas coisas que dizer e que julgar a vosso respeito; mas do que falo ao mundo é do que ouvi àquele que me enviou, e que é verdadeiro." Eles não perceberam que lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: "Quando tiverdes erguido ao alto o Filho do Homem, então ficareis a saber que Eu sou o que sou e que nada faço por mim mesmo, mas falo destas coisas tal como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou só, porque faço sempre aquilo que lhe agrada." Quando expunha estas coisas, muitos creram nele.




Faz, Senhor, que compreendamos como é fecunda de graças a tua Palavra, como é pequeno o que é terreno, como é grande o que é divino, quanto é incerto o que é temporal, quanto é seguro o que é eterno.

Unimos a nossa voz e coração para suplicar a Deus a libertação do mal presente e futuro.
Livra-nos, Senhor.

De toda e qualquer tentação do mundo.
Livra-nos, Senhor.

Do apego material.
Livra-nos, Senhor.

Das paixões da carne.
Livra-nos, Senhor.

Da tentação de seguir aquilo que é mau.
Livra-nos, Senhor.

Do perigo de nos afastarmos de Ti.
Livra-nos, Senhor.

De colocar a nossa salvação nas coisas e nos homens.
Livra-nos, Senhor.

Rezemos a oração que Jesus nos ensinou:

Pai nosso...

Senhor da paz, conduz-nos à santidade perfeita. Tu que escolheste para mãe uma virgem, senhora de castidade na mente e no corpo, porque o espírito conserva a integridade e força, e o corpo não seja passível de reprovação no dia da tua chegada. Tu que és Deus pelos séculos dos séculos.
Amén.

 In Dehonianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário