terça-feira, 15 de maio de 2012

Terça, 15 de Maio


A vida, bem comum – um compromisso activo de todos

Para reflectir

«Devemos cuidar do outro enquanto pessoa confiada por Deus à nossa responsabilidade» (EV 87).

«Actuar em favor da vida é contribuir para o renovamento da sociedade, através da edificação do bem comum» (EV 101). «Na mobilização por um nova cultura da vida, que ninguém se sinta excluído: todos têm um papel importante a desempenhar. Ao lado da tarefa das famílias, é particularmente valiosa a missão dos professores e dos educadores. […] Responsabilidade particular cabe aos intelectuais católicos, chamados a estarem activamente presentes nas sedes privilegiadas da elaboração cultural» (EV 98). 
«Indivíduos, famílias, grupos, entidades associativas, têm a sua responsabilidade, mesmo se a título e com método diverso, na animação social e na elaboração de projectos culturais, económicos, políticos e legislativos que, no respeito de todos e segundo a lógica da convivência democrática, contribuam para edificar uma sociedade onde a dignidade de cada pessoa seja reconhecida e tutelada» (EV 90).


– Que interpelações me  coloca este texto?
– Que tenho eu feito para valorizar e qualificar a vida: a minha, a dos meus familiares, dos meus amigos e colegas de trabalho ou de estudo?
– Quantas vezes me lembro de agradecer o dom da minha vida e dos que dela cuidaram e cuidam?

Avé-Maria...
Senhora da Vida, torna-nos cuidadores da vida.

Doce Senhor da Vida, perdoa-nos porque nem sempre tivemos consciência da nossa responsabilidade no proteger e cuidar a vida, como causa comum. Dá-nos a sabedoria que nos ensina a beleza, a grandeza e a dignidade da vida humana. Guia-nos com a tua graça para que tenhamos a coragem de estar sempre do lado da vida.

Ponto de esforço
– Dar mais atenção, neste dia, à pessoa que me é menos simpática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário