sexta-feira, 29 de junho de 2012

São Pedro - O primeiro Papa


Comemoramos hoje o dia dedicado ao príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa da Igreja, São Pedro. Esta festa foi instituída por volta do século IV, antes mesmo de ser definida a data actual da festa do Natal.

Ele era um pescador e o seu nome originalmente era Simão, filho de Jonas e irmão de André. Mas Jesus mudou-lhe o nome para Pedro que significa pedra, pois ele seria a rocha forte sobre a qual Jesus edificaria a sua Igreja. Por isso comprovadamente ele foi o primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

Uma parte importante da sua vida está documentada nos Evangelhos e nos Actos do Apóstolos; sobre a sua vida em Roma existem muitas e belas narrativas passadas de geração em geração, algumas delas contadas em diferentes romances inspirados nos primeiros tempos da Igreja.

Morreu crucificado como Jesus, mas de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer de maneira igual ao mestre.




Evangelho segundo S. Mateus (16,13-19)

Naquele tempo, ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?»
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.»
Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»
Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.»
Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu.
Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» 





Foi por Ti
Que um dia fui p´ra além da praia
Descobri em Ti
Um mar que eu nem sabia haver
Faz-Te ao largo confia em Mim
Disseste e a praia inteira parou;
Lança as redes confia em Mim,
Passaste e segredaste-me; vem...

Aonde iria eu sem Ti Senhor
Se Tu falas e eu oiço o mar
Irei conTigo aonde quer que vás,
Onde quer que o vento sopre,
Até ao dia em que o mar me levar

Eis aqui o amigo em quem Tu confiaste
E um dia Te negou
Por medo ou traição, nem sei;
Mas olhaste e o mar se acalmou,
No teu olhar, de novo encontrei,
Noutra praia, o dia a nascer
Passaste e SegredasTe-me, vem !

Aonde iria eu sem Ti Senhor
Se Tu falas e eu oiço o mar
Irei conTigo aonde quer que vás,
Onde quer que o vento sopre,
Até ao dia em que o mar me levar

Vi em Ti a força e a ambição da rocha,
Invencível eu, conTigo a caminhar p´lo mar;
Mas um dia não entendi baixasTe p´ra me lavar os pés
Quem és Tu Senhor, quem sou eu?
Passaste e segredaste-me,vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário