segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comunicado Conselho Nacional 2012


CONSELHO NACIONAL DA ACÇÃO CATÓLICA RURAL (ACR)
LAMEGO – Seminário Diocesano, 30 de Junho e 1 de Julho de 2012

“CRESCER E RECRIAR O FUTURO NA ESPERANÇA”

Reuniram em Conselho Nacional os representantes de 14 Dioceses do Continente e Ilhas em que a ACR está implantada (Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), para avaliar o ano 2011/2012, bem como para definir e projetar o plano de ação para o ano 2012/2013, com o objetivo de continuar com determinação a responder aos desafios sociais e eclesiais feitos ao Movimento.
Tendo em conta que a ACR se define como Movimento de apostolado de meio, este Conselho destaca a necessidade de sermos células da Igreja, que não estão voltadas sobre si mesmas, mas para o mundo. Reafirma-se a importância de sermos fermento e testemunha no mundo, através da nossa vida.
O Conselho avaliou o trabalho nacional e diocesano como bastante positivo, refletindo uma ACR viva e atuante, e de olhar atento à atual situação da sociedade, procurando respostas criativas e empreendedoras, essencialmente nos meios concretos em que está inserida.
O Movimento continuará a fomentar a cooperação entre as Dioceses, procurando auxiliar na revitalização e no rejuvenescimento daquelas que se encontram com maiores dificuldades. Destaca-se a expansão do Movimento, traduzida no surgimento de novos grupos dos vários setores etários, em algumas das Dioceses.
Para o próximo ano, a ACR recolherá as suas linhas orientadoras, em unidade com a Igreja Universal, na celebração do “Ano da Fé”, bem como no jubileu do Concílio Vaticano II, promovendo a reflexão e vivência da riqueza de excertos dos documentos conciliares, em ordem a proporcionar ao mundo atual uma maior abertura e reconhecimento da presença e ação de Deus na história humana. A nível interno do
Movimento, comemoraremos, em memória e projeção do futuro, os 50 anos da Revista “Mundo Rural”, que culminarão em 2013.
A ACR quer continuar, com renovado empenho, na construção da Igreja de Jesus Cristo, porque os tempos difíceis são também os privilegiados tempos de missão.

Lamego, 1 de Julho de 2012
A Direção Nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário