quarta-feira, 25 de julho de 2012

São Tiago Maior

Tiago (o Maior), filho de Zebedeu e de Salomé, era irmão do evangelista São João. Seu pai estava presente quando os dois irmãos, dentro de em um barco no lago de Genesaré, receberam o pedido de Jesus para O acompanharem: “eles, abandonaram o barco e seu pai e seguiram-nO,” demonstrando vontade decidida e índole forte. Talvez por isso, receberam de Jesus o apelido de “filhos do trovão”.

Como os outros discípulos, Tiago foi perseguido pelas autoridades judaicas e preso. No seu cárcere, sofreu todo tipo de tortura e flagelo. Mesmo assim, sentia muito orgulho de estar sendo torturado por amor a Jesus.

Segundo uma tradição, o apóstolo Tiago teria sido o primeiro evangelizador da Espanha e as suas relíquias teriam sido levadas para Compostela, uma das metas mais procuradas pelos peregrinos na Europa.





Amado São Tiago, que não pedistes para pensar quando Jesus Cristo vos chamou para segui-Lo e que a tantos tirastes das trevas do paganismo, rogai por nós. Vós, que com vosso temperamento impetuoso e forte fostes transformado pela Ação do Espírito no dia de Pentecostes e vossa impetuosidade transformou-se em uma luta pela perfeita santidade e o cumprimento fiel de vossos deveres de apóstolo, rogai por nós.

Vós que vistes a transfiguração de Jesus no Monte Tabor junto a Pedro e João, que acompanhastes o Senhor nos momentos mais difíceis de Sua Missão gloriosa, acompanhai-nos também no momento de nossas dificuldades, iluminai-nos, conduzi-nos e pedi ao Divino Espírito Santo de Deus que venha sobre nós e nos transforme em verdadeiros apóstolos destemidos e cheios de amor e zelo pela nossa Igreja. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário