quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A luz brilhou nas trevas! --- Novena de Natal (Dia 9) - 25 de dezembro



Irmãos, percorremos na escuta e na meditação da Palavra de Deus, a história de amor que Ele teve para a nossa salvação. A espera durante tantos séculos pelo Messias, prometido por Deus e anunciado pelos profetas, fez-se a realidade e veio ao encontro do nosso desejo e esperança. Nós, povo de Deus, estirpe eleita e amada por Ele, estamos aqui, nesta noite, na ânsia de ouvir o anúncio do Anjo que satisfaça a nossa esperança.




Deus fez maravilhas em nós. Que o cântico da Virgem seja a expressão do nosso coração.

A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.
De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

O Todo-poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que o temem.

Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.

Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,

como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência, para sempre.


Senhor, nosso Deus, que Te fizeste um de nós.
Desceste com a Tua divindade.
Elevaste a nossa pequenez.
Realçaste a nossa prostração.
Ressuscitaste a nossa carne mortal.
Perdoaste as nossas faltas.
Eliminaste os nossos pecados.
Iluminaste a nossa inteligência.
Venceste os nossos inimigos.
Respeitaste a nossa insignificância.


Senhor, nosso Deus, em Ti está a abundância da graça, nós Te cantamos, glorificamos, agradecemos, adoramos agora e sempre pelos séculos dos séculos.


Santo, Santo, Santo
Senhor Deus do universo.
O céu e a terra proclamam a Vossa glória.
Hossana nas alturas.
Bendito O que vem o nome do Senhor
Hossana nas alturas.

As vozes dos profetas iluminaram as nossas trevas, reavivaram as nossas esperanças, fortificaram a nossa fé, enriqueceram o nosso amor, conduziram-nos à salvação. Coloquemo-nos à escuta para ouvir a sua voz que ilumina os nossos passos até Belém. A palavra do profeta chega até nós para nos anunciar o Messias.

Leitura (Mal 3,1)
Eis que Eu vou enviar o meu mensageiro, a fim de que ele prepare o caminho à minha frente. E imediatamente entrará no seu santuário o Senhor que vós procurais e o mensageiro da aliança que vós desejais. Ei-lo que chega! - diz o Senhor do universo.




Esta noite saberemos que o Senhor vem e amanhã veremos a sua glória. Será banido o pecado da terra, reinará sobre nós o Salvador do mundo. Entra o Cordeiro sem mancha, o rei da justiça, cuja descendência não tem fim. Amén! Aleluia!

A liturgia natalícia conduz-nos pela mão até à contemplação do mistério da Encarnação do Filho de Deus.

Leitura (Jo 1,1-14)
No princípio já existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus; por Ele é que tudo começou a existir; sem Ele nada veio à existência. Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens. A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina. Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a quantos o receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de Deus. E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.




Elevemos a nossa oração ao Deus de Abraão, de Isaac, de Jacob, ao Deus dos profetas e da Virgem Maria, ao Deus dos anjos e dos santos, ao Deus que foi fiel à sua promessa e que em Jesus Cristo, nosso Senhor, nos chamou novamente seus filhos e digamos:

Pai nosso...

Senhor, que em cada ano nos alegras com a espera da nossa redenção, concede-nos que possamos esperar sem medo, o Teu Filho Jesus, quando chegar como juiz, e que agora recebemos em festa como Redentor; dá-nos a alegria de receber os seus dons eternos e de alcançar nova força desta celebração anual do nascimento do Teu Filho que vive e reina conTigo pelos séculos dos séculos.

Amén.

Unamos as nossas vozes ao cântico dos Anjos e confirmemos o nosso empenho na construção da paz.

Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens por Ele amados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário