domingo, 22 de dezembro de 2013

As vestes da salvação! --- Novena de Natal (Dia 6) - 22 de dezembro



Quando esperamos uma visita tentamos colocar a casa em ordem. Estamos próximos do Natal e é altura de pôr o nosso coração em ordem pedindo perdão da nossa fragilidade.



Purifica, Senhor, os lábios e o coração daqueles que anunciam a tua Palavra e deste povo cristão que a escuta.
Não permitas, Senhor, que ouçamos a tua Palavra sem a viver, que a conheçamos sem a querer.

A restauração do mundo, por obra do Messias, é um acontecimento tão maravilhoso que faz Isaías exultar de alegria. Ele já vê Deus glorificado na Igreja, que, como terra fecunda, dará frutos de justiça e santidade. É anunciada uma mensagem de esperança à humanidade: Deus é fiel à promessa. A Igreja, noiva de Cristo, será sempre amada; apesar das suas misérias será um vaso de santidade. Por isso é chamada "cidade construída sobre o monte, luz que resplandece sobre o candelabro das nações", estandarte de esperança, justiça e paz para todos os povos.

Leitura (Is 61,10-11; 66,1-2.18)
Rejubilo de alegria no Senhor, e o meu espírito exulta no meu Deus, porque me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de triunfo. Como um noivo que cinge a fronte com o diadema, e como uma noiva que se adorna com as suas jóias. Porque, assim como a terra faz nascer as plantas, e o jardim faz brotar as sementes, assim o Senhor Deus faz germinar a justiça e o louvor diante de todas as nações.
Eis o que diz o Senhor: "O céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés. Que templo podereis construir-me, ou que lugar para Eu repousar? Tudo quanto existe é obra das minhas mãos, e tudo me pertence - oráculo do Senhor. É nos humildes de coração contrito que os meus olhos se fixam, pois escutam a minha palavra com respeito. Eu conheço as suas obras e os seus planos. Eu virei para reunir os povos de todas as línguas; todos virão e contemplarão a minha glória."

(acende-se a sexta das nove velas, junto ao presépio)

O rosto de Deus resplenderá sobre nós,
surgirá o astro do Oriente.




Que o olhar e a benevolência de Deus posem não sobre o orgulho humano ou sobre os nossos merecimentos, mas sim realcem a pureza dos que são humildes e simples. O Reino que Jesus veio iniciar na terra é o reino dos pobres e dos humildes, dos simples e dos indefesos.

Leitura (Mt 28,1-5)
Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro. Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve. Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos. Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: "Nada temais. Sei que buscais Jesus, o crucificado."




Faz, Senhor, que compreendamos como é fecunda de graças a tua Palavra, como é pequeno o que é terreno, como é grande o que é divino, quanto é incerto o que é temporal, quanto é seguro o que é eterno. Amén.

Irmãos, com a humildade e a fé de Maria, elevemos ao Senhor a nossa oração pela Igreja aqui reunida e presente em cada canto do mundo.
Nós te pedimos, Senhor.

Que a Igreja seja sempre diante de Ti, a presença de todos os povos...
Nós te pedimos, Senhor.

Que a Igreja, seja qual for o campo onde trabalha, acolhedora de todos os que a procuram...
Nós te pedimos, Senhor.

Que a Igreja seja um farol e uma âncora de salvação para todo e qualquer homem que a procure...
Nós te pedimos, Senhor.

Que os cristãos vivam na unidade...
Nós te pedimos, Senhor.

Que a Igreja tenha a alegria de abraçar muitos dos seus filhos pródigos...
Nós te pedimos, Senhor.

Que os humildes, débeis, oprimidos, pobres e indefesos encontrem na Igreja a mão que os protege, os ama e os salva...
Nós te pedimos, Senhor.

Expressamos o nosso amor fazendo-nos voz do Universo que fala ao Pai de tudo e de todos:
Pai-nosso...

Que a Igreja, Senhor, tenha unidade na fé; seja separada do mundo não pelos lugares que ocupa, mas pela santidade dos seus membros; seja santa e pura através dos seus sacerdotes, purificadora com a fraternidade dos irmãos, piedosa com aqueles que erram. Que os governantes mostrem a sua bondade para com os pobres e sintam que a Mãe pode levar a salvação a todos os que nela acreditam. Tu que és Deus nos séculos dos séculos.
Amén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário