quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Vem redimir-nos! --- Novena de Natal (Dia 3) - 19 de dezembro

Se escutarmos o coração perceberemos logo o peso do pecado que existe em nós. Peçamos perdão, entregando-nos ao amor do Pai.


Purifica, Senhor, os lábios e o coração daqueles que anunciam a tua Palavra e também daqueles que a escutam.
Não permitas, Senhor, que ouçamos a Tua Palavra sem a viver, que a conheçamos sem desejar pô-la em prática.

Quando Deus emitir o juízo, do povo fiel a Ele elevar-se-á um canto triunfal. Isaías exprime a alegria dos eleitos que convidam toda a humanidade a entrar na cidade de Deus. Nós temos sido impotentes diante da fúria do mal que nos envolve. A tribulação tem sido o caminho para chegar à salvação porque, por seu intermédio, saiu uma nova geração, o povo da nova aliança que caminha para o céu.

Leitura: (Is 25, 1; 26, 1-6.16-19)

Senhor, Tu és o meu Deus. Exaltar-te-ei e celebrarei o teu nome, porque realizaste maravilhas, projectos antigos, firmes e seguros. Naquele dia será cantado este cântico na terra de Judá: "Temos uma cidade forte. Para a defender, o Senhor ergueu muralhas e baluartes. Abri as portas, para que entre um povo justo, que cumpre com os seus compromissos, que tem carácter firme e conserva a paz, porque põe a sua confiança em Deus. Confiai sempre no Senhor, porque o Senhor é a rocha perene: abateu os habitante das alturas e a cidade soberba; humilhou-a, derrubou-a por terra, reduziu-a a pó. Ela é calcada pelos pés dos humildes, pelos pés dos pobres."
Senhor, na tribulação, nós recorríamos a ti, quando a força do teu castigo nos abatia. Como a mulher grávida, prestes a dar à luz, se torce e grita nas suas dores, assim éramos nós na tua presença, Senhor. Nós, concebemos, sofremos dores de parto, e o que demos à luz foi vento. Não demos a salvação ao nosso país, nem nasceram novos habitantes na terra. Os teus mortos reviverão, os seus cadáveres ressuscitarão. Despertai e rejubilai vós que jazeis no sepulcro! Pois o teu orvalho é um orvalho de luz, que fará renascer os que não passavam de sombras.

(acende-se a terceira das nove velas, junto ao presépio)

Na sarça de fogo apareceu a Moisés,
Deus de Israel, guia e rei.

Jesus é a Verdade, a Vida. Naquela longínqua noite de Natal em Belém foi plantado no mundo como vida fecunda do Pai e a sua presença é fonte de vida para todos os que se mantiverem unidos a Ele. Preço e condição do nosso valor eterno e salvação é ser uma só coisa com Ele, é estar unido a Ele, nosso único Redentor.

Leitura: (Jo 15, 1-10)

Eu sou mesmo a videira e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como discípulos meus." "Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor.




Faz, Senhor, que compreendamos como é fecunda de graças a tua Palavra, como é pequeno o que é terreno, como é grande o que é divino, quanto é incerto o que é temporal, quanto é seguro o que é eterno.

Elevemos a nossa humilde e confiante oração a Jesus, Nosso Senhor, porque no seu amor seremos salvos e redimidos.
Vem redimir-nos, Senhor.
Acreditámos encontrar a vida longe de Ti, Senhor, e fomos escravos de tudo e de todos... 
Vem redimir-nos, Senhor.
Acreditámos nas nossas forçase ficamos débeis, no dinheiro e poder e vimo-nos mais pobres, nas modas do tempo e ficamos sem ideais...
Vem redimir-nos, Senhor.
Na nossa casa perdemos o amor e a paz porque te perdemos a Ti, Senhor nosso.
E assim todos os dias somos oprimidos por uma dor sem esperança... 
Vem redimir-nos, Senhor.
O medo domina o mundo e em nós falta a alegria verdadeira.
Como emigrantes errantes em terra estrangeira e insegura, dirigimo-nos a Ti...
Vem redimir-nos, Senhor.
Estamos presos na escura paixão e com os nossos pecados fechamos o céu sobre nós...
Vem redimir-nos, Senhor.

Sentindo-nos filhos do Pai que está no céu rezamos juntos:

Pai nosso...

Vem, Senhor, trazer-nos o dom da paz para que com o coração limpo sintamos a alegria de estar junto de Ti. Tu que és Deus pelos séculos dos séculos.
Amén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário