terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Vem, príncipe da paz! --- Novena de Natal (Dia 1) - 17 de dezembro

Iniciamos o nosso caminho de fé, em preparação do Natal de Jesus. Numa atitude de silêncio interior reconheçamos que precisamos da misericórdia de Deus.



Purifica, Senhor, os lábios e o coração daqueles que anunciam a tua Palavra e também daqueles que a escutam.
Não permitas, Senhor, que ouçamos a Tua Palavra sem a viver, que a conheçamos sem desejar pô-la em prática.

O profeta Isaías conduz-nos ao encontro do Natal. A sua voz ultrapassa a história e chega até nós como voz de Deus que, entre os desesperos e as angústias humanas, nos diz que um menino será dado como luz para todos, príncipe da paz para todos os homens de voa vontade, rei da história presente e futura.

Leitura: (Is 9, 1-3.5)

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles. Multiplicaste a alegria, aumentaste o júbilo; alegram-se diante de ti como os que se alegram no tempo da colheita, como se regozijam os que repartem os despojos. Pois Tu quebraste o seu jugo pesado, a vara que lhe feria o ombro e o bastão do seu capataz, como na jornada de Madian. Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da paz.

(acende-se a primeira das nove velas, junto ao presépio)

Vigiai, o esposo não tarda;
se estais prontos, abrir-se-á a porta e entrareis na festa.





No mar das suas imensas preocupações o homem David dirige a Deus uma prece cheia de fé para que venha socorrê-lo, ajudá-lo, ampará-lo. Ele está seguro que Deus escutará a sua voz porque Deus atende todo aquele que está em sofrimento.

(Salmo 69) 
Salva-me, ó Deus,
porque as águas quase me submergem;
estou a afundar-me num lamaçal profundo,
não tenho ponto de apoio;
entrei no abismo de águas sem fundo
e a corrente está a arrastar-me.
Estou rouco de tanto gritar,
dói-me a garganta;
cansam-se os meus olhos à espera do meu Deus.
Eu dirijo a ti a minha oração,
ó Senhor, no tempo favorável;
ó Deus, responde-me, pelo teu grande amor,
como prova de que és meu salvador.
Tira-me do lodo, para que não me afunde!
Salva-me dos que me odeiam e das águas profundas!
Não me cubram as ondas nem me engula o abismo;
que a boca do poço não se feche sobre mim.
Responde-me, Senhor,
porque o teu amor é bondade;
olha para mim, pela tua grande compaixão.
Não escondas a tua face deste teu servo;
responde-me depressa, porque estou angustiado.
Aproxima-te de mim e salva-me.





Faz, Senhor, que compreendamos como é fecunda de graças a tua Palavra, como é pequeno o que é terreno, como é grande o que é divino, quanto é incerto o que é temporal, quanto é seguro o que é eterno.
Unidos pelo vínculo santo da fé invocamos de Deus a luz da sua Sabedoria e o farol do seu Amor.
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

No difícil caminho de cada dia...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Quando as trevas do pecado nos afogam...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Entre as tentações do mundo...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Para nos salvar das insídias que nos atacam...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Para nos libertar dos erros que ofuscam a nossa mente...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Para fortalecer a nossa fé vacilante...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Na inquietude que nos oprime...
Sê, Senhor, a luz dos nossos passos.

Unidos como irmãos elevamos a nossa prece ao Pai.

Pai nosso...

Senhor Jesus, tu és a paz que suporta toda e qualquer agitação, penetras na profundidade do nosso ser e para iluminá-lo com o teu resplendor que traz a serenidade. Revestes de pureza a nossa consciência com a suavidade do teu amor. Faz que sempre em serenidade, possamos esperar a tua vinda, ó vigilante amigo, ò defensor, ò fonte de paz. Tu que és Deus pelos séculos dos séculos.
Amén.


Nenhum comentário:

Postar um comentário